quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A evolução da ciência psicologia - Introdução


O que precede a toda e qualquer produção humana são as técnicas, as atividades e os estudos estabelecidos pelo homem visando aprimorar as suas descobertas a fim de satisfazer suas aspirações. Por trás de uma produção humana, há história, que por sua vez, pode ser mais ou menos longa, a depender do aspecto de que se trata.

A Psicologia é de fato cultura, porque consiste em produção humana perante relações estabelecidas entre indivíduos em um meio social. O seu entendimento inicia-se na antiguidade com os gregos e se estende por toda a história da humanidade, abrangendo distintos povos durante várias épocas, cada um contribuindo para o seu aprimoramento como disciplina. Torna-se impossível compreender a psicologia contemporânea sem recorrer aos seus primórdios e entender os seus precedentes.

"A escola de Atenas" de Rafael Sanzio
Quando se começou a traçar os primeiros entendimentos sobre psicologia os gregos eram considerados o povo mais evoluído da época. A conquista de inúmeros territórios e a riqueza proveniente destes permitiram a ascensão socioeconômica, que compeliu e incentivou o conhecimento, principalmente o filosófico que ajuda a compreender o espírito grego. É da filosofia grega que nasce a necessidade de sistematizar a psicologia. Esta vem do grego “psyché” que significa alma e “logos” que significa razão, ou seja, etimologicamente psicologia significa “estudo da alma”. A alma era considerada como parte imaterial do ser humano abrangendo pensamentos e sentimentos. Nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles, viabilizaram atenção à disciplina, impulsionando a sua desenvoltura.

Em Roma a Psicologia relacionava-se com a religião, devido à ascensão e a dimensão que ganhava o cristianismo e a Igreja Católica, que tudo monopolizava inclusive o conhecimento. Após a decadência do Império Romano, a Europa atravessa a Idade Média. O cristianismo continuava firme e forme e é em Santo Agostinho e São Tomás de Aquino que a Psicologia Romana ganha traços espessos. Ambos diante de relações estabelecidas entre aquela e a religião, vão formulando diretrizes e buscando fundamentações.

René Descartes
A Europa assiste a decadência do feudalismo e de todos os dogmas que o acompanhavam, bem como a transição da Idade Média para a contemporânea, quando surge a necessidade do comércio e das cidades. No momento posterior conhecido como Renascimento, ocorrem transformações em todos os setores da produção humana, inclusive no conhecimento.

A ciência se desenvolve mediante a sistematização do estudo científico e é em René Descartes que a Psicologia ganha amplas dimensões, fundamentado inclusive em conhecimento pré-constituído, auxiliado por disciplinas emergentes como a Fisiologia e Anatomia.


Fonte:  Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário