quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Behaviorismo - Comportamento Respondente e Operante


Sendo o comportamento o objeto de estudo da Psicologia, segundo os Behavioristas, trataremos dos dois tipos de comportamento existentes: respondente e operante. 

Falaremos inicialmente do comportamento respondente, também chamado de reflexo ou não voluntário. Este é uma relação na qual um estímulo do ambiente produz uma resposta específica no organismo que independe de aprendizagem.  Vale ressaltar que para que uma resposta seja considerada reflexa é preciso que na presença do estímulo específico a sua probabilidade de ocorrência seja de 100%.

Originariamente o comportamento respondente é incondicionado, assim como são o estímulo e a resposta  - como piscar os olhos na presença de um cisco, ou salivar devido ao estímulo do alimento na boca. Em alguns casos, no entanto, o ser pode passar a responder a um estímulo que antes era indiferente para ele. Isso ocorre por conta do condicionamento clássico (ou respondente). É errôneo dizer que o condicionamento faz surgir novas respostas, ele apenas faz com que as respostas fiquem sob controle de outros estímulos.

Vídeo retirado do Youtube. Explica o experimento de Pavlov, que indica a ideia de condicionamento clássico.


O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que se tornou a peça chave para a descrição da relação indivíduo-ambiente. O comportamento operante é aquele que influi direta ou indiretamente sobre o mundo (KELLER, F.S). Esse comportamento pode ser representado através do seguinte esquema: R —> S (R leva a S), em que R é a resposta e S o estímulo reforçador, também chamado de reforço.

Em um de seus experimentos, um pombo foi colocado em uma caixa, com um botão e um recipiente com água com comida. O pombo só teria acesso à comida se demonstrasse determinado comportamento - se bicasse o botão iluminado. Antes do experimento os comportamentos não existiam no animal, foram então, modelados. A cada resposta que se aproximava de bicar o botão, o pombo era agraciado com acesso a comida. As respostas foram cada vez mais frequentes e fortes e assim Skinner percebeu que foi estabelecida uma reação de dependência entre a resposta e a consequência produzida. Ao fim do experimento o pombo já bicava o botão para liberar a sua comida.

Tal comportamento nada mais é do que a interação sujeito-ambiente, onde o organismo emite uma resposta que produz uma alteração no ambiente, que por sua vez retroage ao ser. Desta forma, podemos dizer que o ser age em função das consequências de seus atos. 

 Fonte: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
Clínica analítico-comportamental, cap 1 - Comportamento respondente (Leonardi e Nico)
http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html

7 comentários: