quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gestalt Terapia

 A gestalt-terapia poderia ser assim definida como a arte da formação de boas formas.Pode-se considerar que a Gestalt-terapia germinou no espírito de Frederick Perls em 1940, na África do Sul.Quando imigrou nesta mesma época para a América com sua esposa Laura Perls, que era membro da escola Gestáltica da qual Perls sofreu grande influência.
  
 A Gestalt-terapia fundamenta-se no Existencialismo porque muito próximo da Fenomenologia, absorveu o que a maioria das terapias existenciais considera importante, o encontro existencial interpessoal. Um encontro existencial visa a autoatualização e a gestalt-terapia considera todo o campo biopsicosocial, incluindo organismo/ambiente, como importante.
   
A Gestalt-terapia é fenomenológica por ser centrada na descrição subjetiva do sentimento do indivíduo. É mais importante descrever do que explicar: o “como” precede o “porque”.O essencial é o processo que está se desenvolvendo aqui e agora.
Fenômeno é o que se torna luz, o que se apresenta, traduzido para a Gestalt é aquilo que damos significado.Com essa posição fenomenológica podemos justificar o “aqui e agora” da Gestalt-terapia.
Assim, a Gestalt-terapia não é uma terapia de ajustamento, mas de auto-realização.


 Luis Cesar Pereira falando sobre a Gestalt Terapia no programa da Jovem Pan
Vídeo retirado do youtube 

Fonte:  Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
Elementos de Comportamento Organizacional, Cap 4 (Bowditch e Buono)

Nenhum comentário:

Postar um comentário