quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A evolução da ciência psicologia - Psicologia Científica


A partir do século XIX, o capitalismo começa a ganhar dimensões sem precedentes. A nova ordem econômica impulsionava a urbanização, a industrialização e os problemas decorrentes destes. Também interferia nas relações sociais, estabelecendo novas consciências e estipulando novas necessidades.

Charles Darwin
Na ciência buscavam-se todas as respostas às indagações do homem e o esclarecimento vinha através do conhecimento científico. O homem tornou-se racional a ponto de ser completamente dissociada a fé da ciência. Diante de tantas descobertas, de tantas indagações, a ciência moderna aparecia como solução para todos os impasses e respostas para todas as eventuais perguntas.

Nesta época, nomes como Darwin e Hegel auxiliaram no entendimento de novas percepções científicas. Neste sentido, a psicologia atrela-se ao estudo da máquina de pensar do homem - o cérebro - sendo auxiliada pela Fisiologia, Neurofisiologia, dentre outros. E assim os fenômenos psicológicos vão tomando esboço de conhecimento científico.

A Psicologia Cientifica surge na Alemanha Moderna, e ao obter status de ciência se desprende da filosofia, a qual se aliou desde a Antiguidade. Como ciência, a Psicologia estabeleceu objeto de estudo, campo e métodos de pesquisa bem como teorias próprias, ganhando extensão nos Estados Unidos com as primeiras teorias: Funcionalismo, de William James; Estruturalismo de Edward Titchner e o Associacionismo de Edward L. Thorndik.

"Essas teorias devem obedecer aos critérios básicos da metodologia científica, isto é, deve-se buscar a neutralidade do conhecimento científico, os dados devem ser passíveis de comprovação, e o conhecimento deve ser cumulativo e servir de ponto de partida para outros esperimentos e pesquisas na área". (Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia) 

 Fonte: Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia - Bock, Furtado e Teixeira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Wilhelm_Friedrich_Hegel

Nenhum comentário:

Postar um comentário