quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gestalt - Fenômenos/Tendências

Um dos vários fenômenos que essa corrente explica é o da Figura – Fundo, que fazem parte da relação dinâmica, se dividem em: Percepção Primária e Percepção Secundária. Naquela o objeto em análise é a figura focada, nesta o objeto é a figura de fundo.
Inverter a relação figura fundo, faz nos direcionar a outros pontos de vistas.Outras tendências que a Gestalt traz consigo são os princípios ou fatores com relação à natureza dos estímulos e que regem a área psicológica na busca da boa forma são: Proximidade, Continuidade, Semelhança, Fechamento e Boa forma (estímulo mais simétrico).
  
Além desses existem outros como: A intensidade, o contraste, o tamanho, a repetição ou frequência, o movimento, cenários novos ou extremamente familiares, etc. Esses são os fatores que incidem na Percepção Visual no âmbito psicológico, o resultado cognitivo de detectar através da visão estimulada seguida da interpretação do que se vê.
CONTRASTE
FECHAMENTO
 
SEMELHANÇA




Percepção Humana

Percepção: Sensação + Significado. A sensação está atribuída ao sentir, e o significado à interpretação. É a seleção e organização de estímulos.

Percepção Social

São as tendências perceptivas. É formado pelo grupo e seu ambiente.É quando nós associamos a pessoa ou grupo ao meio social. No mais, é a percepção no ambiente organizacional.

Esterotipagem  -  É Construção e uso de percepções generalizadas sobre o grupos de pessoas (está associada a lei da semelhança) . Tendência do ser humano de se criar estereótipos, pois é um processso simplificador em que não  há uma ‘exigência’ na hora de perceber o outro de forma que não seja individualista, nossa posição é sempre de generalizar, recorremos a isso com uma certa frenquência.

Efeito Halo – Espécie de fechamento(tem haver com primeira impressão ). O que prevalece é uma característica do indivíduo ou grupo sobre as demais características deste indivíduo ou do grupo. Em suma é quando nós construímos em nossa visão,ou seja impressão geral, alguém com base em uma única característica.

Expectativa - Consiste na tendência de nós esperarmos o que queremos ver e/ou ouvir e não o que realmente de fato acontecerá.

Teorias de Atribuição

Essa Teoria abrange  sob o aspecto da Psicologia Social no que diz respeito à maneira que as pessoas atribuirão seus comportamentos a fatores externos.Tendência nossa de atribuir explicações ou causas para os comportamentos percebidos.
Preconceitos atributivos: quando o indivíduo ainda para tentar explicar o comportamento do outro, reflete os preconceitos que ele traz consigo.
Atitude - Define-se como indicador de comportamento. Sistema relativamente duradouro de avaliação sobre um dado objeto.

Fonte:  Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
Elementos de Comportamento Organizacional, Cap 4 (Bowditch e Buono)

Nenhum comentário:

Postar um comentário