quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Behaviorismo - Introdução e Behaviorismo Metodológico


Para ajudar a entender melhor o Behaviorismo devemos inicialmente apresentar o significado desse termo. Behaviorismo deriva do termo inglês “behavior” (comportamento) e surgiu em 1913 no artigo “Psicologia: como os behavioristas a veem” de John B. Watson.

No início do século XX, a Psicologia buscava o seu reconhecimento como ciência, mas para isso precisava ter um objeto de estudo definido e utilizar procedimentos objetivos. É nesse momento que surge o Behaviorismo de Watson, que pregava o comportamento como objeto de estudo da Psicologia. Por ser de prática aplicação, o Behaviorismo teve grande aceitação nos Estados Unidos, definindo "o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento". (Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia)
"Watson buscava a construção de uma Psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, atendendo, dessa maneira, às características da ciência de previsão e de controle." (Psicologias - uma introdução ao estudo de Psicologia)

Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. 


Watson
Behaviorismo Metodológico - Conhecido também como "a psicologia do outro", tem como principal nome John Watson. Leva esse nome por apropriar-se de métodos da física e das ciências naturais. 

O pensamento behaviorista metodológico vai defender a importância do meio na construção e desenvolvimento do indivíduo, utilizando da observação e das experiências para perceber a possibilidade de se desenvolver um conjunto de princípios que possam explicar o comportamento humano da forma mais adequada. 

Ou seja, essa corrente acredita que é possível prever e controlar toda a conduta humana com base no estudo do meio em que o indivíduo vive. Para eles, o que é interno do ser humano não pode ser previsto, devendo-se portanto observar o que há externamente, de forma mais prática, tomando como base o realismo. Os seus estudos basearam-se no condicionamento clássico (Ivan Pavlov).

Watson ainda afirma o ser humano nasce com apenas três formas congênitas de comportamento: o medo, a cólera e o amor. Todos os outros que vão construir nossa personalidade ao longo do tempo, são aprendidos por condicionamentos. E essa aquisição de comportamentos e conhecimentos vai ser oriunda da experiência. Não nega , no entanto, a existência da mente. Apenas afirma que não podemos estudá-la por sua inacessibilidade.

“A Psicologia deve ocupar-se do comportamento animal apenas quando for possível uma observação pública para obter uma mensuração, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos. Assim o behaviorismo metodológico acredita na existência da mente, mas a ignora em suas explicações sobre o comportamento.” (Portal da Psique)


Video retirado do Youtube


Fontes: Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia - Bock, Furtado e Teixeira.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo#Behaviorismo_Metodol.C3.B3gico
 http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Behaviorismo.htm 
 http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/
http://www.psicoloucos.com/Behaviorismo-Metodologico/behaviorismo-metodologico.html
http://comportamental.blogspot.com.br/2006/09/behaviorismo-radical-x-behaviorismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário