quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Behaviorismo - Outros Processos

Além do reforço, processo já exposto aqui no blog, existem outros procedimentos foram sendo formulados pela Análise Experimental do Comportamento, a extinção e a punição. No processo de extinção, uma resposta deixa de ser reforçada, em decorrência dessa interrupção, a resposta diminuirá a freqüência e poderá ser até mesmo extinta. 

Como já foi dito, a punição se refere à operação de se apresentar um estímulo aversivo.  Dados de pesquisas realizadas sobre punição comprovam que o cerceamento do comportamento só é definitivo caso a punição seja intensa. Estudiosos criticam a aplicação de medidas punitivas, pois acreditam que punir as ações leva à suspensão temporária da resposta. Ou seja,  é um procedimento ineficaz.

Punição com o intuito de inibir o comportamento indesejado.

Após sofrer críticas de vários autores, entre eles Skinner, os behavioristas passaram a substituir os processos punitivos por procedimentos de instalação de comportamento desejáveis.

Quando nossas respostas são diferentes sob efeitos de estímulos diferenciados, diz-se que o comportamento está sob o Controle de Estímulos. Aqui, existem dois novos processos a serem analisados. Primeiro a discriminação. Há a discriminação de estímulos quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo e se modifica, sofrendo algum grau de extinção em outro. É a capacidade de discriminar diferentes estímulos e de se comportar de maneira distinta em cada situação.

Em segundo, existe a generalização de estímulos. Nesse processo um estímulo processa determinada resposta devido ao reforço na presença de estimulo similar. Por exemplo, na aprendizagem escolar adquirem-se conhecimentos básicos, como fazer contas, transfere-se esse aprendizado para situações do dia-a-dia, como dar ou receber troco.

Fonte: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html

Um comentário: