Oração da Gestalt
‘’Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas.
Eu sou eu, você é você.
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas.
E nem você o está para viver de acordo com as minhas.
Mas....
Se por acaso nos encontrarmos, é lindo.
Se não, não há o que fazer. ‘’
Fritz Perls
Também chamada de Psicologia da forma ou Psicologia da Percepção essa corrente foi originária da Alemanha no início do século XX, devido a três grandes estudiosos que surgiu esse trabalho, foram eles: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886- 1941). Seu conceito central/básico é a percepção. Gestalt não tem tradução para a nossa língua portuguesa.
Max Wertheimer |
Wolfgang Köhler |
Kurt Koffka |
Mas podemos conceitua-la de modo que possamos entender do que se trata esse processo do qual dar forma ao que é colocado e exposto aos nossos olhos e de maneira que cada um consiga obter sua determinada interpretação.
Existem alguns fenômenos, tendências e teorias, como melhor se adequadar, destinadas a exemplificar e melhor explicar essa ciência, é como veremos logo a seguir.
Esse processo perceptivo aparece em nossa mente de forma abstrata, ao invés de nos mostrar a exterioridade da própria realidade, do mundo. Isso que nós chamamos de Gestalt.
TEORIA GERAL DA GESTALT
A gestalt traz o princípio que sempre vemos as coisas dentro de uma relação e isso altera a nossa percepção das coisas. A gestalt é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas e juntas essas entidades formam um padrão unificado. O princípio básico da gestalt é que o inteiro é entendido de forma diferente que a soma das suas partes.
Fonte: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
Elementos de Comportamento Organizacional, Cap 4 (Bowditch e Buono)
Nenhum comentário:
Postar um comentário