Além do reforço, processo já exposto aqui no blog, existem outros procedimentos foram sendo
formulados pela Análise Experimental do Comportamento, a extinção e a punição. No
processo de extinção, uma resposta deixa de ser reforçada, em decorrência dessa
interrupção, a resposta diminuirá a freqüência e poderá ser até mesmo extinta.
Como já foi dito, a punição se refere à operação de se apresentar
um estímulo aversivo. Dados de pesquisas
realizadas sobre punição comprovam que o cerceamento do comportamento só é
definitivo caso a punição seja intensa. Estudiosos criticam a aplicação de
medidas punitivas, pois acreditam que punir as ações leva à suspensão
temporária da resposta. Ou seja, é um
procedimento ineficaz.
Punição com o intuito de inibir o comportamento indesejado. |
Após sofrer críticas de vários autores, entre eles Skinner, os
behavioristas passaram a substituir os processos punitivos por procedimentos de
instalação de comportamento desejáveis.
Quando nossas respostas são diferentes sob efeitos de estímulos
diferenciados, diz-se que o comportamento está sob o Controle de Estímulos.
Aqui, existem dois novos processos a serem analisados. Primeiro a discriminação. Há a discriminação de estímulos quando
uma resposta se mantém na presença de um estímulo e se modifica, sofrendo algum
grau de extinção em outro. É a capacidade de discriminar diferentes estímulos e
de se comportar de maneira distinta em cada situação.
Em segundo, existe a generalização de estímulos. Nesse processo um estímulo processa determinada resposta devido ao reforço na presença de estimulo similar. Por exemplo, na aprendizagem escolar adquirem-se conhecimentos básicos, como fazer contas, transfere-se esse aprendizado para situações do dia-a-dia, como dar ou receber troco.
Fonte: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html
Em segundo, existe a generalização de estímulos. Nesse processo um estímulo processa determinada resposta devido ao reforço na presença de estimulo similar. Por exemplo, na aprendizagem escolar adquirem-se conhecimentos básicos, como fazer contas, transfere-se esse aprendizado para situações do dia-a-dia, como dar ou receber troco.
Fonte: Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia (Bock, Furtado e Teixeira)
http://cafe-com-ciencia.blogspot.com.br/2012/02/o-condicionamento-operante-definicao-e.html
y958e7kxldk443 women sex toys,dildos,adult sex toys,dildo,sex toys,wholesale sex toys,realistic dildo,dog dildo,realistic dildos k851z2xxqll058
ResponderExcluir