Sócrates |
Foi só a partir dos caminhos trilhados por Sócrates,
no entanto, que a Psicologia ganhou mais consistência. A principal preocupação
desse filósofo era identificar o que separava o homem dos animais. Sua resposta
foi encontrada no que para ele era a principal característica humana – a razão. Sócrates considerava o instinto como a base da irracionalidade. O homem sobrepunha-se a esses
instintos graças à razão.
“Ao definir a razão como peculiaridade do homem ou como essência humana, Sócrates abre um caminho que seria muito explorado pela Psicologia. As teorias da consciência são, de certa forma, frutos dessa primeira sistematização na Filosofia”. (Psicologias - Uma introdução ao estudo de Psicologia)
Aristóteles |
O discípulo de Platão, Aristóteles, foi um dos pensadores mais importantes em toda a história da Filosofia. Inovou ao declarar que, diferentemente do que acreditava seu mestre, a alma e corpo não podiam ser dissociados. Para o filósofo a psyché seria o princípio ativo da vida, sendo possuidor de alma tudo aquilo que cresce, reproduz e se alimenta. Ou seja, vegetais, animas e seres humanos teriam alma.
"Os vegetais teriam a alma vegetativa, que se define pela função de alimentação e reprodução. Os animais teriam essa alma e a sensitiva, que tem a função de alimentação e reprodução. Os animais teriam essa alma e a alma sensitiva, que tem a função de percepção e movimento. E o homem teria os dois níveis anteriores e a alma racional, que tem a função pensante." (Psicologias - Uma introdução ao estudo de Psicologia)
Idade Média
São Tomás de Aquino |
Já São Tomás de Aquino, vivendo em um momento em que a Igreja Católica já dava sinais de sua ruptura, precisou encontrar outros motivos que justificassem a relação de Deus com o homem. Ele busca em Aristóteles a distinção entre essência e existência, considerando, como o grego, que o homem busca a perfeição, na sua essência, através de sua existência. Contraria o filósofo, no entanto, quando afirma que somente Deus seria capaz de reunir existência e essência de forma igualitária. A busca pela perfeição do homem, então, seria encontrada nos caminhos de Deus.
Fontes: Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia - Bock, Furtado e Teixeira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-socr%C3%A1ticos
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino
Nenhum comentário:
Postar um comentário