segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Psicanálise - Conceitos



Com relação a alguns conceitos utilizados por Freud temos a realidade psíquica, que são os fatos narrados pelo paciente, que pelo valor de realidade atribuído preexiste à realidade material; a pulsão que corresponde a um estado de tensão que se busca suprir por meio de um objeto; a eros que é a pulsão de vida; a tânatos que é a pulsão pela morte; sintoma que é uma produção derivada de um conflito psíquico entre os desejos e os mecanismos de defesa. 

Além destes, os três sistemas da personalidade, o id que é o reservatório das pulsões de vida e de morte; o ego que representa o equilíbrio entre as exigências do id, que tem como funções básicas a percepção, a memória, os sentimentos e o pensamento; o superego que origina-se com o complexo de Édipo, mediante as internalizações das proibições, dos limites e da autoridade.

Cumpre destacar por fim os mecanismos de defesa, uma vez que as percepções principalmente do mundo externo pode causar constrangimento, dor dentre outros sentimentos negativos. Para evita-los, os indivíduos fazem uso de diversos meios que os auxiliam a distorcer a realidade. O Recalque existe uma supressão de parte do real, onde o individuo não percebe determinados aspectos; na formação reativa o individuo tem um desejo que o seu ego procura afastar, adotando uma atitude que a ele seja oposta; na regressão há uma retrocesso aos modos de expressão mais primitivos; na projeção é um confluência de distorções do mundo interno e externo e por fim a racionalização onde o ser constrói argumentos que o convencem a respeito do estado deformado de sua consciência.

Vê-se, portanto, que estudar psicanálise revela compreender o inconsciente, a decifrar as incógnitas que representam as obscuridades do mundo psíquico para que especialistas possam se valer das diretrizes, curando eventuais patologias.

Psicanálise - Introdução

Sigmund Freud


Sigmund Freud (1856-1939), renomado médico vienense, foi à sua época o marco da revolução do estudo psíquico. Os problemas psicológicos que se revelavam misteriosos eram seus objetos de estudo e investigação sistemática, o que mais tarde levaria a criação da Psicanálise. Em se tratando do termo, temos três significações distintas que remetem uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional.

Referindo-se à teoria, Psicanálise é um conjunto de diretrizes sistematizadas sobre como se dá o funcionamento da vida psíquica. Como método de investigação, interpreta o significado das obscuridades provenientes da produção imaginária, buscando o autoconhecimento ou a cura. Por fim, como prática profissional é usada em psicoterapias, aconselhamentos, orientações.

Estudar e compreender a psicanálise significa percorrer toda origem desta ciência, remontando ao passado de Freud descobrindo as regiões obscuras da vida e buscando solucionar os problemas derivados destas.

No início do seu trabalho como médico, pesquisador e estudioso da psicanálise, Freud fez uso da sugestão hipnótica como instrumento utilizado para eliminação dos distúrbios ligados ao sistema nervoso. Logo em seguida, seguindo instruções de Breuer, passou a utilizar o método catártico que possibilita a liberação das emoções ligadas à traumas que não puderam ser expostas durante a vivência, por ter sido esta dolorosa ou desagradável. Após modelar o método catártico à medida que realizava seus trabalhos, por fim acatou por completo à fala desordenada do debilitado.

Depois de empreender vários estudos pertinentes à matéria, Freud determinou a existência de três instâncias psíquicas: o inconsciente, o consciente e o pré-consciente. O primeiro, segundo o entendimento de Laplanche corresponde aos “conteúdos não presentes no campo atual da consciência”, que inclusive são regidos por lei própria, são conteúdos que podem ou não ter sido provenientes do consciente. Enquanto o pré-consciente corresponde à tudo aquilo passível a ser acessado pela consciência, e por ultimo o consciente que seria a captação das informações do mundo exterior que são armazenadas.


Fontes: Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia - Bock, Furtado e Teixeira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud